O que é um site responsivo?

O que é um site responsivo?

O que é um site responsivo? Um site responsivo é aquele que pode ser visto de forma clara em diversos dispositivos. Um site responsivo é visto de forma correta tanto no desktop quanto em dispositivos móveis como celulares e tablets. Isso significa que o layout do site, conteúdo textual, menus e outros recursos, adaptam-se automaticamente ao dispositivo no qual o site é acessado.

Porém, muitas empresas ainda se preocupam apenas com o layout do site visto pelo desktop. A cada ano o celular tem sido a ferramenta mais utilizada para acesso à internet.

Um site responsivo é um site que se adapta automaticamente a diversos tipos de telas. Isso é muito importante, pois seu cliente pode acessar o site da sua empresa através de dispositivos variados como tablets, smartphones. Assim, é importante que seu site apareça de forma legível, clara e organizada em todos esses dispositivos.

Ter um site responsivo é vital para que seus clientes possam encontrá-lo quando estiverem utilizando um tablet ou smartphone ou outro dispositivo mobile para navegar na Internet. O seu cliente hoje não está mais restrito à tela do PC. Pode acessar seu site de qualquer lugar, daí a importância da responsividade.

A utilização de dispositivos móveis aumenta a cada dia e esse crescimento é progressivo e exponencial. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2017 69% das pessoas entrevistadas pela fonte disseram que se conectavam à rede por meio de um smartphone. Em 2016 esse número era menor: 60,3%.

Já o percentual de acessos pelo computador tem caído consideravelmente. Enquanto em 2016 40,1% dos entrevistados mencionaram que acessavam a internet por este meio, em 2017 apenas 38,8% disseram utilizá-lo.

Isso significa que se o seu site não for responsivo, dificilmente um cliente potencial vai navegar nele. Caso insista em navegar, ele provavelmente não encontrará facilmente os menus de navegação, ou a informação de que precisa. Isso prejudica o processo de compra (jornada do cliente).

Outro ponto positivo do site responsivo é que essa estratégia é uma das grandes responsáveis por levar um site ao topo do Google! Ter um site responsivo é fundamental!