O que é um site responsivo?

A criação de sites responsivos é fundamental para o sucesso de uma empresa. Um site responsivo é aquele que pode ser visto de forma clara e utilizada de maneira eficiente, tanto no desktop quanto nos dispositivos móveis (celulares e tablets).

Isso significa que o layout do site se adapta em qualquer meio que o cliente acessar, sem distorções ou dificuldades de leitura.

Porém, muitas empresas ainda se preocupam apenas com o layout do site visto pelo desktop.

Mas, o mercado mudou e o celular tem sido a ferramenta mais utilizada para acesso à Internet.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2017 69% das pessoas entrevistadas pela fonte disseram que se conectavam à rede por meio de um smartphone .

Em 2016 esse número era menor: 60,3%.

Já o percentual de acessos pelo computador tem caído consideravelmente.

Enquanto em 2016 40,1% dos entrevistados mencionaram que acessavam a internet por este meio, em 2017 apenas 38,8% disseram utilizá-lo.

Isso significa que se o seu site não for responsivo, dificilmente um cliente potencial vai navegar na sua página, afinal, ele provavelmente não encontrará facilmente as funcionalidades que o levem a uma compra, por exemplo.

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Conheça agora 5 itens que não podem faltar no seu site

Atualmente, criar um site é uma das melhores estratégias de marketing em que uma empresa pode apostar. Isso porque ter presença online traz à marca, uma série de possibilidades que vão desde exibir produtos e serviços, até fidelizar clientes, tudo isso sem necessariamente possuir um ponto físico para a empresa. Além disso, a internet possibilita que pessoas de todo o mundo tenham acesso ao seu site, o que com uma boa estratégia digital pode aumentar muito o faturamento da empresa e o reconhecimento da marca.

A grande questão é que criar um site não é uma tarefa tão simples assim. Ao criá-lo é importante estar atento a uma série de fatores. Nesse artigo, nós trouxemos para vocês 5 itens que não podem faltar no seu site. Confira!

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Organização e identidade visual

A primeira impressão que o seu site causa no visitante pode ser determinante para fazer com que ele navegue pelas informação ou saia do site.

Por isso, um site bem organizado e fácil de navegar é essencial para que o visitante não desista de navegar.

Além disso, é importante lembrar que o site deve funcionar como uma vitrine para a sua marca.

Sendo assim, é interessante aproveitar dos recursos disponíveis para apresentar a identidade visual da sua marca em banners pelo site, em abas e informações e até mesmo nas cores escolhidas para o layout do site.

Divulgação do produto ou serviço

Uma vez que o site é o seu espaço para mostrar o que a sua marca tem a oferecer, os produtos e serviços devem, necessariamente, ter o seu espaço nele. A partir de uma apresentação clara e organizada dos produtos ou serviços, o cliente entenderá a real importância deles. Por isso, esse é o momento ideal para para fazer todo o trabalho de marketing mostrando ao possível cliente quais são as vantagens do produto ou serviço, quais seus diferenciais e como ele pode ajudar o cliente a resolver alguma situação.

Dessa forma, outras informações bastante interessantes no momento de divulgar o produto ou serviço são as resoluções de dúvidas dos clientes e relatos de quem já confiou na sua empresa e gostou do que recebeu.

Principais informações sobre a empresa

Outro item indispensável em um site são as informações sobre a empresa. Isso porque, atualmente, é muito comum que o cliente queira saber de quem está consumindo. Muitos deles buscam saber a história da empresa, os valores dela, se possui certificações e até mesmo informações sua responsabilidade social e ambiental. Por isso, ser transparente sobre a sua marca atrairá clientes que se identificam com a empresa, o que consequentemente, pode aumentar o número de clientes fidelizados.  

Um formulário Fale Conosco

Essa é uma das informações mais importantes que um site deve possuir. Embora o site possa informar bastante sobre a empresa, não é raro que os clientes tenham dúvidas específicas que o site não respondeu. A facilidade para tirar essa dúvida seja via telefone, email, WhatsApp ou qualquer outro meio de contato pode ser determinante para que o cliente feche uma compra.

Sendo assim, é indispensável que o seu site traga de maneira bastante clara os principais canais de comunicação entre a empresa e o cliente. Essas informações costumam estar tanto no rodapé quanto em uma página específica do site.

Nessa página, uma estratégia que costuma funcionar bastante bem é inserir um formulário onde o visitante deixa seus dados e já envia sua pergunta. Dessa maneira é possível evitar que o possível cliente deixe para enviar a dúvida depois e nunca mais volte.

Página de conteúdos

Criar um site, por si só, não garante que sua empresa será encontrada pelos clientes. Por isso, é muito importante que seja feito o chamado Marketing de conteúdo, que facilita que os clientes cheguem até o seu site.

Essa estratégia se baseia na criação de conteúdo de valor, que agregue informações aos seus potenciais clientes. Com esse tipo de ação, a empresa pode se aproveitar de diversos benefícios como, por exemplo, demonstrar a autoridade da marca sobre aquilo que vende.

Além disso, conteúdo de qualidade que resolve dúvidas dos clientes são uma maneira de atingir quem precisa do seu produto ou serviço mas ainda não sabe. Para tanto, é preciso trabalhar no texto maneiras específicas de fazer com que aquele conteúdo seja relevante em mecanismos de busca. Por isso, o SEO (ou otimização para mecanismos de busca) também precisa ser levado em consideração. Com um SEO bem trabalhado é possível alcançar as primeiras colocações nos principais mecanismos de busca na internet, como Google e o Yahoo!

Só é importante lembrar que a estratégia de marketing de conteúdo não é uma estratégia de vendas mas de construção de reconhecimento de marca e de autoridade. Então, embora seja possível criar textos que induzem o leitor a fazer uma compra, a ideia central dos conteúdos devem sempre ser pensados para trazer valor ao futuro cliente. Assim, o cliente conhecerá a sua marca e reconhecerá a expertise que a empresa tem sobre os mais diversos assuntos relacionados aquilo que ela oferece. Com isso, a confiança na empresa cresce, o futuro cliente passa a ser um cliente real e pode até mesmo propagar a sua marca entre pessoas próximas.

Agora que você já sabe quais são os 5 itens que precisam estar no seu site já sabe por onde começar. Ter um site é uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento da sua marca e a visibilidade da sua empresa. Aqui na Realsite somos especializados em criação de sites que ajudem a sua empresa a ser vista por toda a internet.

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